主催ー Produção Sinos na Floresta

“Encontro nas ondas”

Sinos na Floresta celebra 125 anos de amizade entre o Brasil e o Japão.


Em 5 de Novembro de 1895, foi assinado em Paris o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão.
O ano de 2020 marca o 125º aniversário desse importante tratado entre estas duas nações.

Neste ano memorável para o Brasil e o Japão, infelizmente o fenômeno “corona virus”,que se transformou em um pandemia, afastou a possibilidade de concertos e encontros musicais presenciais para celebrar esta data.

É muito importante que apesar das dificuldades de se reunir presencialmente os artistas, possamos através de encontros virtuais promover apresentações de músicos do dois países gerando uma onda de encontros na web.

Que possamos fazer novos encontros e que num futuro próximo estes novos grupos possam tocar presencialmente, celebrando a amizade entre o Brasil e o Japão em seus espaços culturais.

A arte escolhida para representar o projeto foi uma encomenda para o artista paulistano Sérgio Fabris ,que teve como inspiração “A grande onda de Kanagawa” de Katsushika Hokusai obra importante do período Edo, retrata todo o simbolismo da relação que o Japão tem com o mar e foi através dos mares que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil.

As relações bilaterais de cooperação entre Brasil e Japão se intensifica ano após ano nas diferentes áreas diplomáticas, politicas, comerciais, educacionais e culturais, e este encontro sintetiza mais uma ação dentro desse contexto de aproximação mutua.

A escolha dos músicos não foi tarefa fácil tendo em conta o grande numero de músicos que atualmente atuam dentro desse contexto de troca cultural com o Japão e segue um pouco do universo desses artistas que concordaram em ser parceiros desta viagem musical.

Encontro nas onndas ”波の出会い”

Vol.1 Transmissão dia 5/11/2020

Violão:Gian Correa
Cavaquinho/Bandlim:Henrique Araújo
Pandeiro:Rafael Toledo
Koto:Yoko Nishi
Flauta:Shen Ribeiro

Vol.1- Brasileirinho , Paulista , Camondongas

No primeiro grupo ira homenagear o gênero choro, ao violão Gian Correa , desde os 6 anos de idade participa de rodas de choro , reconhecido pelos chorões de São Paulo com nova revelação musical, formou-se na Faculdade Cantareira ganhou vários prêmios como intérprete.

Ao cavaquinho o músico Henrique Araújo , referência do cavaquinho e bandolim no cenário musical brasileiro, estudou na FAAM e participa de gravações de importantes nomes da MPB.

No pandeiro Rafael Toledo, estudou no Conservatório de Tatuí e graduado em produção musical na Faculdade Anhembi Morumbi, estes três músicos idealizaram e fundaram a Escola de Choro de São Paulo.

Teremos do Japão a virtuose professora de Koto Yoko Nishi formada pela Universidade de Belas Artes de Tóquio, ja se apresentou no Carnegie Hall em NY , tem feito um importante trabalho com nikkeys e grupos brasileiros nos últimos 10 anos.

E na flauta transversal Shen Ribeiro que ja tocou na Orquestra Sinfônica Jovem do Teatro Municipal de SãoPaulo antes de ir estudar no Japão.

Vol.2 Transmissão dia 9/11/2020

Piano:Marco Bernardo
Violino:Sakurako Waseda

Vol.2- O Canto do Cisne Negro, Uma Rosa para Pixinguinha,Amando Sobre o Mar

Segundo grupo será um duo de piano e violino, ao piano o brasileiro natural de São Paulo capital, Marco Bernardo vindo de uma família de músicos graduou-se na ECA -USP, dedicou sua carreira ao ensino do piano e gravou varios CDs dedicado a compositores brasileiros.

Ao violino a japonesa Sakurako Waseda natural de Kanagawa , iniciou seus estudos aos 4 anos e se formou na Universidade de Belas Artes de Tóquio, fez especialização na França , atualmente reside em Tóquio onde desenvolve um trabalho de ensino na Faculdade de Música Showa.

Vol.3 Transmissão dia 12/11/2020

Acordeon:Thadeu Romano
Voz:Yoshimi Katayama
Percussão:Toyoji Kuriyama

Lua Cheia , Rapaziada do Brás, Conversa de Botequim

Terceiro grupo ao acordeon temos o músico e compositor Thadeu Romano, natural de Campinas/SP , tem um intenso trabalho autoral dentro da MPB ele estará tocando junto com dois japoneses , a cantora japonesa de choro Yoshimi Katayama , a única no Japão a cantar o choro , tradição já esquecida no Brasil, foi convidada para cantar no programa da TV Cultura “Senhor Brasil” e o percussionista Toyoji Kuriyama que a mais de 35 anos tem divulgado a música brasileira no Japão .

Vol.4 Transmissão dia 16/11/2020

Acordeon:Toninho Ferragutti
Violão:Takeshi Obana
Bandolim:Fábio Peron

Vol4. – Cuidado, Inocente – Obanando – Helicóptero

Quarto grupo será um trio, formado pelo reconhecido acordeonista Toninho Ferragutti natural da cidade de Socorro , estado de São Paulo, foi aluno de veterinária da Unesp em Botucatu deixando o curso para dedicar-se a carreira profissional de músico para e dar vazão ao talento musical que lhe conferiu vários prêmios dentro da MPB.

Ao violão o japonês Takeshi Obana começou a estudar violão clássico na Alemanha, ao ouvir o músico brasileiro Toninho Horta mudou seus horizontes musicais dedicando-se a estudar novos estilos e entre eles a música brasileira.

Ao bandolim o talentoso Fábio Peron, filho de músico , formou-se na Faculdade de Música Santa Marcelina, vindo a dedicar-se ao estilo choro após se formar, hoje e um dos mais importantes bandolinistas da atualidade.

Vol.5 Transmissão dia 19/11/2020

Pandeiro:Roberta Valente
Clarinete:Alexandre Ribeiro
Cavaquinho:Sakae Daidoji
Violão:Tatsuro Murakami
Voz:Wilma de Oliveira

Vol.5 – Velhos chorões, Papo de Anjo, Enredo do meu samba

Quinto grupo será formado por Roberta Valente que toca pandeiro , nascida em São Paulo, produtora e pesquisadora de MPB tem se dedicado intensamente para divulgação do choro.

Ao clarinete temos Alexandre Ribeiro natural de São Simão/SP , hoje sem duvida um dos mais importantes interpretes ao clarinete do genero choro.

O japonês Sakae Daidoji , estudou cavaquinho no Rio de Janeiro e participou de programas da Radio Nacional atualmente reside em Tóquio onde desenvolve um trabalho de música brasileira.

Ao violão o japonês Tatsuro Murakami, jovem músico que mudou-se para o Brasil para estudar a técnica do violão de 7 cordas no Conservatório de Música de Tatui.

E a cantora convidada Wilma de Oliveira morou 30 anos no Japão , foi cantora do famoso restaurante Saci Pererê no bairro de Yotsuya em Tóquio.

Vol.6 Transmissão dia 23/11/2020

Piano:Miho Nakada
Contrabaixo:Sidiel Vieira
Bateria :Celso de Almeida
Voz/Violão:Marcelo Kimura

Vol.6 – April Child , Amar a Maria , Ao Mestre

Sexto grupo teremos a japonesa natural de Yokohama Miho Nakada , estudou na Faculdade de Musica Kunitachi e especializou-se em piano popular em Cuba, atualmente desenvolve carreira solo com música latina no Japão.

Ao contrabaixo Sidiel Vieira, natural de São Paulo , capital , estudou na Escola Municipal de Musica, acompanhou o pianista Kuni Mikami e toca com importantes nomes da nossa música atual.

Na bateria Celso de Almeida , filho de baterista e atual baterista da banda Mantiqueira e da cantora Rosa Passos, alem de tocar com grandes nomes desenvolve um intenso trabalho de ensino da bateria.

E o cantor convidado será o nikkey Marcelo Kimura que também toca violão e guitarra natural de São Paulo e vive hoje no Japão em Tóquio.

Vol.7  Transmissão dia 26/11/2020

Violão:Alessandro Penezzi
Violão:Isao Ohashi

Vol.7 – Estrangeiro , Valsa Crioula , Aquarela do Brasil

Sétimo grupo teremos um duo de violão , o paulista natural de Piracicaba Alessandro Penezzi ,tocador de violão de 7 cordas , vindo de família de músicos desde os 7 anos de idade se mostrou um músico promissor, hoje sem duvida um dos melhores violonistas do Brasil .

Do Japão teremos o violinista Isao Ohashi, formado pela Bercklee Music School especializou-se e flamenco na Espanha , natural de Tóquio onde vive atualmente e desenvolve uma carreira de sucesso.

Vol.8 Transmissão dia 30/11/2020

Piano:Kentaro Ifuku
Violoncelo:Rafael Cesário
Voz:Fabiana Cozza

Vol.8 – O Cisne , Bachinas de n.º5 – Aria (Cantilena) , Carinhoso

Oitava Grupo teremos do Japão o pianista Kentaro Ifuku atual professor de piano da Universidade de Belas Artes de Tóquio e o talentoso violoncelista Rafael Cesário que estudou na França e atualmente integra o Quarteto de Cordas da Cidade de Sao Paulo.

E a cantora convidada será a paulistana Fabiana Cozza , uma das melhores intérpretes de samba do Brasil , mas com um repertório que abrange vários estilos musicais e neste projeto Fabiana ira interpretar o famoso choro de Pixinguinha “Carinhoso”.

Vol.9 Transmissão dia 3/12/2020

Piano:André Mehmari
Piano:Chihiro Hosokawa

Vol.9 – I’m Home! , Lagoa da Conceição, Eternamente

Nono Grupo o reconhecido pianista e compositor André Mehmari que tem desenvolvido vários trabalhos em diferentes estilos musicais se junta com a jovem e talentosa pianista japonesa Chihiro Hosokawa natural da província de Toyama , formada em piano pela Faculdade de Música Showa, Chihiro tem se destacada por interpretações no campo do Jazz. Foi finalista do Festival de Jazz de Montreux.

Vol.10 Transmissão dia 7/12/2020

Pianon:Amilton Godoy
Voz/Violão:Marcelo Kimura
Bateria:Daniel Baeder
Contrabaixo:Kiichiro Komobuchi
Shakuhachi/Flauta:Shen Kyomei Ribeiro

Vol.10 – Travessia , Samba Lelê Momotaro, Teus olhos

Decimo Grupo , temos a lenda viva do piano brasileiro natural de Bauru estado de São Paulo Amilton Godoy que atuou por vários anos com o famoso Zimbo Trio e tocou com grandes nomes da nossa MPB inclusive com Elis Regina.

Marcelo Kimura violão e voz.

Daniel Baeder , baterista ,natural de Sao Paulo , atualmente radicado em Tóquio, foi músico do Circo de Soleil.

Ao contrabaixo temos o japonês Kiichiro Komobuchi, músico que tem tocado com Sadao Watanabe e já tocou com importante músicos brasileiros.

No shakuhachi Shen Kyomei Ribeiro, natural de Botucatu/SP, estudou na Universidade de Belas Artes de Tóquio e participa da produção executiva do projeto.


As transmissões terão inicio a partir do dia 5 de novembro de 2020 as 9:00h da manha, no Japão 21:00h no canal do Youtube da “Sinos na Floresta”, essa data simbólica para o início das transmissões foi escolhida para celebrar a assinatura do Tratado de Amizade entre o Brasil e Japão.