André Mehmari

Compositor e multi-instrumentista, André Mehmari nasceu em Niterói e cresceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Tem sólida formação de música popular brasileira (parceiras com Milton Nascimento, Ivan Lins, Guinga, Monica Salmaso, Flávio Venturini, Hamilton de Holanda, Sérgio Santos, Chico Pinheiro, Alaíde Costa, entre outros) e uma importante carreira também como compositor erudito.

Iniciou os estudos ao piano com sua mãe ainda em Ribeirão Preto, aos 5 anos de idade, e começou a trabalhar aos 11 anos, tocando órgão em eventos sociais da cidade.

Mais tarde mudou-se para São Paulo para cursar bacharelado em Música na USP. Sua carreira ganhou grande impulso ao vencer o Prêmio Visa de MPB Instrumental em 1998 e vários concursos de composição erudita logo depois.

Desde então, André tem se apresentado em importantes festivais como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio), Umbria Jazz e Savassi Festival, além de várias turnês nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Escreve frequentemente para orquestras sinfônicas (OSESP, Petrobras Sinfônica, Sinfônica Heliópolis e Sinfônica da Bahia), conjuntos de câmara, filmes e balés. Assina a trilha sonora e direção musical do Sitio do Pica-pau Amarelo (Rede Globo de Televisão) e do filme recém-lançado “Encantados”, da diretora Tizuka Yamasaki.

 Dono de uma vasta e premiada discografia, André é apaixonado pelas artes, literatura e fotografia. É autor de várias fotos e vídeos de seus trabalhos, e é letrista em muitas de suas canções (como em “Fantasia Gabriela”, encomenda da Sinfônica da Bahia para as comemorações do centenário de Jorge Amado em 2012).

Em 2014 apresentou-se na Argentina, Suíça, Itália, Holanda e em Nova Iorque, cidade onde também ministrou workshop sobre sua própria obra na Columbia University. Em 2015 inicia parceria como compositor residente da Miami Symphony e cumpre extensa agenda de shows no Brasil, Europa, Japão e EUA.

CIO DA TERRA – solo de A. MEHMARI
Mehmari Piano Solo: Furu Sato – Kojo no Tsuki – Assum Branco – Trem das Onze