Sanfona, conhecida também como acordeon, concertina, harmônica, gaita de foles e realejo é marca registrada da música de várias regiões do Brasil.
Imortalizada por grandes nomes como: Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Oswaldinho, Sivuca, Mario Zan, Toninho Ferragutti, Renato Borghetti, Oscar dos Reis, entre outros, é o principal ingrediente para animar os bailes e festas populares. Muito além de servir como elemento propulsor das festas populares, nos bailes e arrasta-pés, a sanfona é um rico instrumento de múltiplas e amplas sonoridades do popular ao erudito.
O músico e compositor Thadeu Romano é acordeonista e iniciou seus estudos teóricos em música aos 15 anos, mesmo antes de completar sua formação erudita já era convidado a se apresentava em concertos para acordeon, porém a popularidade de seu instrumento e sua habilidade impressionante o levou a tocar ao lado de grandes músicos da música popular brasileira como Bibi Ferreira, Antônio Nobrega, Danilo Caymmi, Marina De La Riva, Roberta Miranda, Zizi Possi, Geraldo Azevedo, Fabio Jr., Dominguinhos, Osvaldimho do Acordeon, Toninho Ferragutti, Fernanda Porto, Pery Ribeiro, e tantos outros que fica difícil descrever todos, essa trajetória aliada a muito estudo conferiu ao Thadeu uma rica experiência musical propiciando ao músico se enveredar pelos caminhos da composição.
Influenciado por Sivuca, Thadeu Romano logo percebeu que a música brasileira não se restringia a rótulos, e ritmos como o baião; o choro; a valsa; o chamamé; a milonga; a gafieira; o samba; o sertanejo raiz, embora definidos foram incorporando elementos de procedências várias, Thadeu percebeu também que na cultura musical brasileira não existe muita resistência por parte dos músicos em misturar gêneros musicais, tão pouco os artistas representativos da música brasileira se notabilizam pela definição de um estilo musical único, desta forma Thadeu se sentiu muito à vontade para experimentar e expressar em suas obras o reflexo da contribuição cultural trazida ao Brasil por pessoas oriundas de toda parte do mundo.
Incentivado pelo músico e produtor musical Swami Jr. Thadeu aceitou a sugestão para gravar seu primeiro CD e juntos selecionaram dez composições, ondecada composição do repertório selecionada tem como premissa a introdução de elementos atuais nos clássicos ritmos definidos, Da Reza a Festa é o resultado de anos de estudos e experimentações proporcionando assim uma mistura repleta de inventividade, um CD que vem para explorar as tradicionais vertentes e as novas possibilidades da sanfona.
Com produção musical de Swami Jr. esse trabalho conta ainda com a participação de: Toninho Ferragutti, François de Lima, Luiz Guello, Laércio de Freitas, Carlos Malta, Zé Pitoco e Rodrigo Sater.
Em 2016, Da Reza a Festa foi lançado na Europa numa turnê de 30 dias onde fez seu lançamento em teatros de Amsterdam, Barcelona e Paris.
Além da turnê pela Europa em 2016, em 2017 Da Reza a Festa foi lançado em Buenos Aires, nas ilhas Delta e Tigre (Argentina) e convidado a participar do festival de jazz de Perth na Austrália.
Dá Reza à festa foi comtemplado com o Premio PROAC edição 2015 da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.