Amilcar Zani

Nasceu em São Paulo, onde estudou com Rachel Peluso e Gilberto Tinetti. Bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, estudou com Helena Costa no Porto, Portugal e com bolsa da Universidade de Hamburgo, Alemanha, com Conrad Hansen na Hamburger Hochcshule für Musik und darstellende Kunst. Freqüentou inúmeros cursos com Magda Tagliaferro, Homero Magalhães, Jan Ekier, Yvonne Léfèbure e Sandor Vegh, entre outros.

É Professor Titular no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo onde desenvolve intenso trabalho didático e de pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação, sendo responsável pela orientação de grande número de trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. De abril de 2001 a abril de 2009 foi presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/ USP. A atividade de pesquisa levou-o por várias vezes nos últimos anos à Biblioteca do Congresso em Washington, Estados Unidos, com bolsas de Pós-Doutorado concedidas pela CAPES e FAPESP, para a realização de seus projetos de pesquisa, especificamente junto à Coleção Clara e Edward Steuermann. Os resultados destas pesquisas podem ser acessados no site www.projetosteuermann.usp.br

Seus trabalhos de pesquisa incluem a dissertação de Mestrado “As Sonatas op. 11 e op. 22 para piano de Robertt Schumann”; a tese de Doutorado “ Florestan e Eusebius; por quê” e a tese de Livre-Docência “Edward Steuermann; um esboço de figura”.

Como pianista, vem sempre aprofundando o estudo relativo ao repertório camerístico traduzido para a linguagem do piano a quatro mãos, trabalho que desenvolve com a pianista Heloisa Zani.

O Duo Heloisa Zani e Amilcar Zani tem se apresentado regularmente em inúmeros concertos e recitais. Além de realizarem primeiras audições de obras de compositores brasileiros, como Eduardo Seincman, Willy Correa de Oliveira, Silvio Ferraz e Tato Taborda, entre outros,  dedicam-se à divulgação de obras de câmara de vários compositores transcritas para piano a quatro mãos, sempre em primeira audição no Brasil: o Quinteto para piano op. 44 de Robert Schumann, transcrito por Clara Schumann; o Quarteto para piano op. 47, também de Schumann, transcrito por Carl Reinecke; os Quartetos de cordas de Johannes Brahms, em versão do autor para piano a quatro mãos; os Quartetos de cordas de Schumann, transcritos por Otto Dresel.

Desde  julho de 2000 vem apresentando, em primeira audição brasileira, a versão feita por Johannes Brahms para piano a quatro mãos, de seu Concerto para Piano e Orquestra op. 15. Também em primeira audição no Brasil, apresentaram a versão para piano a quatro mãos da Sinfonia de Câmara n.º1 op. 9 de Arnold Schoenberg realizada pelo compositor. Juntamente com o Coral da OSESP, fizeram na Sala São Paulo a primeira audição da versão de Edward Steuermann da Glückliche Hand, de Arnold Schoenberg, para dois pianos, coro e solista.

No Festival de Música Nova apresentaram, também em primeira audição no Brasil e segunda audição mundial, o Concerto para Piano a quatro mãos e orquestra de Alfred Schnittke. O trabalho do Duo inclui a participação na gravação do CD “A Dança dos Duplos”, do compositor Eduardo Seincman, lançado pelo selo ECA/MAC/FAPESP.

Duo Amílcar e Heloísa Zani: “Opus 44” Shumann, “Opus 51” Brahms
Schnitke Ensaio OCAM 2008 Maestro Lutero Rodrigues