Pandeirista, produtora e pesquisadora de música popular brasileira. Referência no samba e no choro de São Paulo, integra os importantes grupos Chorando as Pitangas, Ó do Borogodó, Panorama do Choro, Choro Rasgado e Bola Preta, além de acompanhar vários cantores de samba e MPB em diversos projetos.
Já se apresentou ao lado dos maiores nomes da música contemporânea, como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Banda Mantiqueira, Altamiro Carrilho, André Mehmari, Monarco, Dona Ivone Lara, Verônica Ferriani, Alexandre Ribeiro, Fabiana Cozza, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Raul de Souza, Paulo Moura, Juçara Marçal, Alessandro Penezzi, Gabriele Mirabassi e muitos outros. Tocando e ministrando workshops de pandeiro, da história do choro, do samba e da música popular brasileira, realizou turnês por todo o Brasil e pelo exterior – Austrália, Índia, Nova Zelândia, EUA, Argentina, Uruguai, França, Itália, Portugal, Espanha, Londres e Holanda.
Foi diretora do Clube do Choro de São Paulo e editora de notícias do site samba-choro (www.samba-choro.com.br). Escreveu para a Revista Violão Pro, especializada em violão. É co-autora do livro Antologia Musical Popular Brasileira-As marchinhas de carnaval (Musa Editora) e organizadora e co-autora do livro Brasil Toca Choro, que comemora os 50 anos da TV Cultura.
Apresentou-se nos últimos 16 anos duas vezes por semana no bar Ó do Borogodó, em Pinheiros (SP), importante reduto de música brasileira, considerado o melhor bar com música ao vivo de São Paulo.
Gravou como percussionista várias edições do programa Sr. Brasil, do Rolando Boldrin, na TV Cultura, do programa Mosaicos e acabou de gravar diversos episódios no recém-lançado programa Brasil Toca Choro, como pesquisadora e instrumentista.
Em parceria com o percussionista Yves Finzetto, Roberta ganhou três edições do prêmio Proac com o projeto Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo ( https://www.facebook.com/panoramadochoro/ ), que resultou em dois CDs com aproximadamente 40 instrumentistas de SP e um DVD, que foi lançado pelo Selo Sesc em 2020.
https://www.sescsp.org.br/online/selo-sesc/901_PANORAMA+DO+CHORO+PAULISTANO+CONTEMPORANEO#/tagcloud=lista
A convite da empresa Amana-Key, Roberta e o gaitista Vitor Lopes, como integrantes do grupo Chorando as Pitangas, apresentam e produzem uma aula-espetáculo por todo o Brasil, para executivos de grandes empresas como a Vale do Rio Doce, Nestlé, Bradesco, Amil, Itaú, Petrobrás, Correios, Bosch, Rede Globo, Supremo Tribunal Federal etc.
Atua como produtora no cenário instrumental de São Paulo, sendo responsável por importantes shows em unidades do Sesc, Sesi, prefeituras, shows para diversas empresas como Bradesco, Itaú, Azul, Amil, Rede Globo, shows para televisão, eventos, casamentos, etc. A convite do Sesc, Roberta montou um grupo e foi selecionada entre dezenas de atrações para tocar no espetáculo Garrincha, do famoso teatrólogo americano Bob Wilson.