É o baterista da cantora Rosa Passos onde, junto à ela, participou de vários festivais de Jazz pela América do Norte, Europa e Ásia.
Há quatro anos integra a consagrada Banda Mantiqueira, com quem gravou o cd “Com Alma”, levando a música instrumental brasileira pelo mundo. Como side man acompanhou diversos artistas, entre eles: Gal Costa, Gilberto Gil, Dominguinhos, Johnny Alf, Cauby Peixoto, Ed Motta, Emílio Santiago, Edu Lobo, Jane Duboc, Nelson Aires, Laércio de Freitas, Léa Freire, Amilton Godoy, Leny Andrade, João Donato, Raul de Souza, Leila Pinheiro, Eduardo Gudim, Léo Galdemam, Fafá de Belém, Fábio Júnior, Toquinho, Fabiana Cozza, Pedro Mariano, Zé Luis Mazziotti, Ney Matogrosso, Célia, entre outros.
Em 2001 tocou com a Filarmônica de Israel. Em 2011 e 2013 realizou turnês no Japão com o conceituado saxofonista Sadao Watanabe.
Em 2014 lançou um cd de samba jazz que leva seu nome: Celso de Almeida Trio; com o pianista Felipe Silveira e o contrabaixista Sidiel Vieira. Em 2015, o trio levou sua música para o Festival “Cruces Magistrales”, no Brasil e Argentina.
Já em 2016, participou da gravação do cd “Time Out” da cantora brasileira Eliane Elias – radicada nos EUA – e por esta obra em 2017, ganhou o Grammy Latino.
Celso foi convidado e realizou seu masterclass na cidade de San Sebastian (Espanha), na Drummers Collectve (New York- EUA) e na Berklee (Boston-EUA).
Participou de shows no conceituado Blue Note de New York, Milão, Nagoya e Tóquio e também no Lincon Center em New York.
Em 2017 participou da turnê do pianista Jesper Hedegaard na Dinamarca e gravou na Suíça, um cd com o pianista brasileiro Inácio Floriano Júnior.