Natural da cidade de Wakayama, no Japão, Yoko Nishi transita tanto no repertório tradicional, quanto contemporâneo de koto. Iniciou seu aprendizado no estilo Ikuta, aos quatro anos de idade, sob a tutela dos músicos e compositores Tadao Sawai e Kazue Sawai.
Em 1980, aos 16 anos, foi premiada no concurso de Sankyoku. Ao se graduar na Tokyo University of the Arts, apresentou-se no Palácio Imperial como representante da universidade em evento organizado pela Agência da Casa Imperial.
Em 1993, tornou-se trainee de arte para a Agência de Assuntos Culturais. Em 1993, deu seu primeiro recital solo em Tóquio.
A partir de 2008, apresentou-se em festivais internacionais ao redor do mundo, incluindo países como Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, China, Hungria e Lituânia.
Em 2013, lançou o álbum “The Magic Dragon”, um trabalho de canções próprias. Do ponto de vista mais fundamental entre a tradição e a modernidade, olha para o koto e persegue a música com pensamentos livres e sensibilidade.
Vem promovendo o intercâmbio internacional de música de koto e atividades intimamente relacionadas com a área e sua província natal (Wakayama).
Suas atividades de criação e ensino de koto são divulgadas em uma nova forma, podendo se conectar profundamente com o mundo e a sociedade.