Henrique Araújo representa atualmente importante referência do cavaquinho e do bandolim no cenário musical do Brasil.
Concluiu os cursos de bandolim e cavaquinho na ULM-SP em 2008, estudou composição e regência na faculdade FAAM em 2013 e já participou de diversos concertos, e gravações ao lado de artistas populares e eruditos como Dominguinhos, Yamandú Costa, Osvaldinho do Acordeon, Elza Soares, Zizi Possi, Wilson das Neves, Zeca Pagodinho,Gilberto Gil, Mestrinho e os maestros Laércio de Freitas e Roberto Sion.
Participou de projetos e festivais musicais no Brasil e no exterior, dentre eles, Brahma Festival Moscow, Brazilian Festival Concertgerbouw Amsterdam, Novas Vozes em Bogotá, Ano do Brasil em Portugal, Berklee Percusion Festival, XI Festival de Choro em Paris, Festival Brotfabrik-Frankfourt, Vienne Jazz Festival, se apresentando como instrumentista e ministrando oficinas.
Em 2017, lançou O Choro do Sertão, seu primeiro disco solo, inteiramente dedicado às composições instrumentais de Dominguinhos.
Atualmente, é diretor musical e regente do Cordão Carnavalesco Assim é que é, professor da escola do Auditório do Ibiraquera e integra os grupos Panorama do Choro Paulistano Contemporâneo e Batuqueiros e sua Gente, além de acompanhar a cantora Fabiana Cozza e o compositor Douglas Germano.